segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cupcakes de chocolate

Ingredientes 1 xícara de farinha de trigo 1 xícara de chocolate em pó 1 xícara de açúcar 1 colher de sopa de fermento em pó 1 pitada de sal 1 xícara de leite ¼ de xícara de óleo 1 ovo 1 colher de chá de essência de baunilha Modo de preparo Unte as forminhas e separe. À parte, misture a farinha de trigo, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente, junte ao leite, o óleo, o ovo e a essência de baunilha. Una as partes - o líquido e a mistura inicial - de uma só vez e mexa suavemente. Não é necessário bater a massa, o objetivo é que ela fique irregular mesmo. Derrame a massas nas forminhas até ¾ da altura. Asse e vigie. Sempre testando o ponto com o palito. Cobertura Creme de chocolate Ingredientes 6 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente 2 colheres de chá de essência de baunilha 3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado ¾ de xícara de chocolate em pó peneirado 1/3 de xícara de leite Modo de preparo Bata a manteiga e a baunilha. Em outro recipiente, misture o açúcar e o chocolate em pó. Junte as partes e bata bem até conseguir um creme homogêneo. De forma gradual, adicione o leite – é possivel que você não use toda a quantidade reservada. Continue a bater por 1 minuto para conseguir o ponto de creme. Para distribuir as coberturas sobre os cupcakes, você pode usar um saco para confeitar com um bico especial. Caso não disponha desse acessório em sua cozinha, apenas espalhe a cobertura sobre o minibolo usando uma colher.

Arroz Doce na Panela de Pressão

Ingredientes: 1 xicara de arroz lavado 2 xicaras de agua Coloque este dois ingredientes na pressão, quando começar a chiar conte 5 minutos, desligue e abra a panela com cuidado. Acrescente depois: 3 xicaras de leite 1 lata de leite condensado cravo canela em pau Leve para ferver... ate engrossar, mais ou menos 5 minutos!. Opcional: acrescente 1 vidro de leite de coco ou 1 xicara de amendoim picado (xerem) ou 6 paçocas . Sirva com canela em pó! Eu fiz com amendoim! fica otimo e rende uma panela quase cheia!

Cuscuz Paulista

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de óleo 1 cebola picada 1/2 pimentão vermelho 1 lata de seleta de legumes 1 vidro de palmito 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas 1 lata de sardinha grande com óleo (opcional) 1 lata de molho de tomate pronto a mesma medida de água 1 xícara (chá) de salsa e cebolinha sal e pimenta a gosto 1/2 kg de farinha de milho (aproximadamente, coloque aos poucos ate ficar uma massa firme) decoração a gosto (ovos cozidos, ervilha, tomate em fatias...) Modo de Preparo: Em uma panela, aqueça o óleo ou azeite e refogue a cebola. Junte o pimentão, a seleta de legumes, o palmito, as azeitonas, a sardinha com óleo, o molho de tomate, sal e pimenta. Cozinhe por 15 minutos. Junte a salsa, a cebolinha e a farinha de milho. Misture para se agregarem. Desligue. Coloque a massa obtida em um refratário de vidro untado com óleo. Casso queira enfeitar, acomode os "enfeites" na forma antes de colocar a massa. Com auxílio de uma colher aperte a massa. Deixe ficar morno para desenformar!

Pão de Fôrma

Ingredientes: Misture: 6 xícaras de farinha de trigo 1 saquinho de fermento para pão seco No liquidificador bata: 2 xícaras de leite, 1 xícara de óleo, 4 ovos, 4 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de sal. Acescente essa mistura na farinha reservada. Mexa muito bem com a colher, até todos os ingredientes se agregarem. Coloque em formas de bolo inglês (rende 2 pães médios ou 1 grande), deixe crescer por 40 min e leve para assar em forno pré aquecido. Até dourar!

Bolo Recheiado e Confeitado

Pão de ló: Na batedeira bata 6 claras em neve, continue batendo e acrescente as gemas uma a uma (total 6). Eu gosto de peneirar as gemas para tirar aquela película que deixa o cheirinho de ovo :( Bata bem até formar um creme fofo de ovos. Desligue da batedeira e acrescente aos poucos e mexendo delicadamente com um fuê: 2 xícaras de açúcar (peneirado) depois intercalando e mexendo delicadamente 1 xícara de leite e 3 xícaras de farinha de trigo (peneirada). Por ultimo 1 colher de sopa de essência de baunilha e 1 colher de sopa de fermento em pó. Leve para assar 180º em uma forma de aproximadamente 25 cm de diâmetro, untada com bastante manteiga e enfarinhada com farinha de trigo. Recheio: Em uma panela coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de margarina e 1 gema. Leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e acrescente 200 ml de chantili já batido. Reserve. Montagem : Corte o bolo em 3 camadas. Intercale bolo (umedecido com refrigerante guaraná - fica ótimo turma), morangos picados e mousse.

Brigadeiro de colher

Ingredientes: 1 lata de leite condensado 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (eu uso aquele 30% de cacau) 1 colher (sopa) rasa de manteiga Modo de preparo: Coloque tudo em uma panelinha, leve ao fogo bem baixinho e mexa sempre até engrossar. Pronto e rapidinho...

Quiche de frango

Ingredientes: 1 copo de leite 3 ovos 3 colheres de sopa de farinha de trigo 50gr de mussarela (ou o queijo de sua preferencia) sal a gosto Modo de preparo: Bate tudo no liquidificador e coloque sobre o recheio de sua preferência.

Bolo de Banana

Ingredientes: 1 xícara de açúcar (eu uso demerara/mascavo que tem menos química, gosto da cor e sabor mas pode usar o branquinho tradicional também) 2 xícaras de farinha de trigo para bolo (daquelas que vem com fermento) 1 colher de chá de canela 1 colher de chá de bicarbonato 1 colher de chá de fermento em pó (como a massa do bolo é bem pesada eu uso tudo quanto é coisa pro bolo crescer e ficar fofinho) 3 ovos 1 xícara de óleo de sua preferência 3 bananas bem maduras amassadas Modo de preparo: Misture todos os ingredientes secos numa bacia a parte Bata na batedeira os ovos com o óleo e vá acrescentando aos poucos a mistura seca na mistura molhada. Amasse as três bananas e deixe pra acrescentar por último, aí bate de novo. A massa vai ficar bem grossa. Coloque pra assar em forno médio 180 graus por cerca de 35/40 minutos ou até enfiar o palito e sair seco. Cobertura á gosto....